domingo, 27 de junho de 2010

Educação do Sensível

No Capítulo A Educação (do) Sensível (Saborear) Duarte Jr. trata de como a separação do inteligível e do sensível afetam o ensino. Desta maneira, o autor afirma que:

" Decorrentes de nossa sociedade industrial, as condições de mercado influneciam o tipo de educação a que estamos submetidos, a qual contribui, sem contestação, para a formação desse tipo de pessoa que, compartimentada, movimenta-se entre uma vida profissional e um cotidiano sensível, cotidiano para o qual parece não possuir o menor treinamento com base no desenvolvimento e refinamento de sua sensibilidade. Deste modo a figura do especialista só pode nos aparecer como alguém "manco da existência", ou seja, alguém que investe seu tempo e energia num conhecimento altamente parcializado (...)."[p. 165 e 166]

Assim, utilizo para ilustrar novamente um trecho do programa Café Filosófico: o que pode o corpo? no qual, Viviane Mosé fala sobre a 'escola' e também pode ser relacionado com a teoria da escola tecnicista estudada na disciplina.




Referência

Duarte Jr. J.F. O Sentido dos Sentidos: a educação (do) sensível. A Educação (do) Sensível (Saborear). Criar Edições, 3ed PR, 2004.

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